#rpsp Daniel 2 - Um sonho que revela o fim


#rpsp Daniel 2 - Um sonho que revela o fim

A história do capítulo dois revela duas verdades Imprescindíveis:

1º- O sonho e a interpretação concedido por Deus revela que Ele está no controle de todo o curso da história e não os deuses ou os homens.

2º - Também revela que Ele pretende usar seu povo fiel para fazer a diferença na história futura.

Em consideração especial ao Seu povo, o Onipotente está atento ao curso da história para, por meia dela, intronizar o Seu cuidado e proteção aos que lhe são fieis. Como descrito neste capítulo, a crise que sobreveio a Daniel e seus amigos pode revelar a maneira como devemos lidar com ela no futuro. A pergunta que devemos fazer nesta circunstância é: O que fez Daniel em meio a Crise? (v.16) Observe com atenção o que este jovem fez:

1º - Daniel pediu tempo para estar com Deus (v. 16);
2º - Daniel confiou em Deus (V. 16);
3º - Daniel orou com o grupo (V. 17, 18);
4º - Daniel intercedeu (V. 18);
5º - Daniel bendisse e louvou o nome de Deus (v. 19, 20);
6º - Daniel reconheceu que a solução e a sabedoria veio de Deus (v. 21-23);
7º - Daniel atendeu o chamado de Deus (V. 24-27).

Portanto, como visto, Daniel foi sensato, sábio e muito confiante em Deus. Sua postura e firmeza espiritual é o que o tornou capaz de ser um instrumento poderoso para resolver a crise e ser uma ponte de acesso ao coração do rei da nação. Lembre-se que “Deus levantará um reino que não será jamais destruído (v. 44), mas antes, Ele gostaria de usar-nos para alcançar os sinceros que estão espalhados pela babilônia espiritual revelando ao mundo que um reino próspero de paz e justiça sobrevirá muito em breve com a segunda vinda de Cristo, descrito pela pedra lançada sem auxílio de mãos. Por fim, uma pergunta precisa ser respondida, será que podemos confiar nesta mensagem? A resposta se encontra no próprio texto do capítulo de hoje, observe: “Certo é o sonho, e fiel, a sua interpretação” (V. 45).

Pr. Gilberto Theiss

Assista a palestra sobre o capítulo 2 aqui: https://www.youtube.com/watch?v=42t03JxQdnQ