Retrospectiva de 2014, um presságio para 2015


É comum todo início de ano haver o senso de retrospectiva de tudo o que ocorreu no ano anterior. Alguns, apenas por mera informação, destacam o que houve de melhor e de pior, enquanto que outros, preocupados com mudanças positivas, extraem de seu passado, lições para o seu presente. Claro, são poucos que assim fazem. Não há dúvidas de que o mundo tenha passado por grandes e significativas mudanças. Poderíamos enumerar dezenas ou centenas de mudanças, mas as mais significativas foram, sem dúvida, no âmbito da moralidade. 

O pudor, o bom senso, a ética e a moral são algumas das virtudes que têm sido lançadas bueiro abaixo. A irracionalidade, o anti-intelectualismo e, porque não, a imbecilidade, tem ganhado proporções ridiculamente assustadoras. Não é fácil compreender a situação do mundo atual, mas, mais difícil ainda é entender as palavras dos pessimistas de que tudo ainda vai piorar muito. Pessimistas? Talvez sejam apenas realistas, uma vez que a maré tem sido favorável para uma decadência maior do comportamento humano. Para dar exemplo desta maré, observe esta manchete publicada originalmente na folha online descrevendo as melhores retrospectivas do ano de 2014.

 Se cenas de fim de famílias e beijo gay são consideradas top, ou melhores de 2014, o que poderia então ser considerado como pior? Simples, basta inverter as ideias. Isto significa que o relativismo moral se transformará gradativamente num absolutismo imoral. O pior é que as crianças de nosso tempo já estão sendo educadas pelo sistema a contemplar tudo com naturalidade e, especialmente, como verdade. Bom, como as mudanças tem sido muito rápidas, vivemos na intensa expectativa do que ocorrerá no próximo ano. A pergunta que surge agora é: Quais retrospectivas serão consideradas como melhores ao fim de 2015? Quem viver verá. A retrospectiva de 2014 é na verdade um presságio para 2015.

Gilberto Theiss - Pastor Adventista no Ceará